Conheça Simone Ramounoulou, a mestra da sustentabilidade

MdeMulher - 08/09/2011

Reportagem: Liane Alves
Simone Ramounoulou indica os passos necessários para ter uma vida mais equilibrada


Simone Ramounoulou é uma daquelas profissionais cujo currículo já dá a estatura de sua atuação como instrutora de temas relativos ao meio ambiente e ao desenvolvimento da consciência como um todo. Consultora em vários projetos internacionais, é diretora-executiva no Brasil da World Business Academy, que congrega empresários e executivos do mundo todo, do Institute of Noetic Sciences, mais centrado nas possibilidades da mente e da consciência, do Clube de Budapeste e dos Encontros da Rede Global de Educação para a Paz - Construindo uma Cultura Planetária, um programa feito em parceria com a Unesco.


Brasileira, simpática e firme em suas posições, ela estudou em Genebra na primeira escola de cultura global ligada à ONU e seu trabalho hoje é justamente ministrar cursos e implantar programas na área de educação e conscientização da realidade ambiental. Seu trabalho é desenvolvido na William Harmann House do Brasil, que fica no Espaço Antakarana, em São Paulo, do qual ela é uma das cofundadoras. Atualmente, ela é também coordenadora-geral do programa sueco The Natural Step (O Passo Natural), que ensina como o mundo pode se tornar mais viável por meio de uma mudança natural que ocorre passo a passo. Confira a entrevista:


Em que parte estamos no processo de sustentabilidade?


Durante os últimos anos foram feitos diálogos profundos com a sociedade, e desse conjunto de informações saíram vários programas de sustentabilidade. Agora não é preciso mais dialogar tanto, está na hora de fazer, e fazer bem feito, para que as ações realmente dêem resultado. Os quatro programas ensinados aqui no Antakarana neste momento são para que as pessoas possam agir praticamente, tanto em sua vida individual como em sua vida comunitária. Agora o diálogo e a interação são apenas necessários para se criarem novas ferramentas de ação.


E como se encaixa um programa como The Natural Step nessa mudança?


É interessante esse nome, "O Passo Natural", pois ele nos diz que não dá para se forçar uma barra, é preciso que o processo todo seja natural. O passado nos trouxe o presente que é este aqui e agora. Não se pode excluir o passado de um governo, de uma organização, de uma escola, de uma família ou até mesmo de um indivíduo.


Mas como criar uma nova realidade em que esses novos valores sejam uma exigência, não só um modismo?


Com a consciência de que não é possível mais manter o modelo antigo. The Natural Step leva em conta o modelo presente, levanta a história desse governo, organização - seja uma empresa, seja uma família ou indivíduo, já que pode ser aplicado em todos os níveis - e orienta a fazer o planejamento estratégico para que essa realidade seja mudada. Ele foi idealizado por um oncologista que ficava encantado diante da mudança das pessoas diante de um caso de câncer na família: elas tornavam-se mais solidárias, mais interessadas no bem-estar do outro. Ele pensou que, se as famílias mudavam naturalmente diante daquele quadro terrível, as pessoas também poderiam mudar com base na conscientização da nossa situação ambiental, isto é, se elas soubessem exatamente o que estava acontecendo e tivessem mecanismos a seu alcance para cooperar.


Qual a mudança fundamental que a sustentabilidade nos traz?


Existe uma crise atual de valores, antes de tudo. A sustentabilidade se apóia no tripé dinheiro, meio ambiente e ser humano. São esses os seus valores. O modelo antigo, ainda adotado hoje, só visa ao dinheiro, ao lucro, ao capital. Mas as coisas começam a mudar. Algumas empresas, por exemplo, estão abrindo espaço para contemplar as exigências do meio ambiente e dos seres humanos na mesma proporção com que se preocupam com os lucros. E essa mudança de valores deve ser feita de forma verdadeira para que não fique só no marketing ou na auto-enganação. Mas esse processo real pode ser feito passo a passo, gradualmente, naturalmente.

  Willis Harman House / Instituto Antakarana - Fone (11) 3064-4630 - São Paulo/SP - Brasil  

Copyright © 2012 Willis Harman House / Instituto Antakarana - Todos os direitos reservados   |   

Designed by alc propaganda - criação de sites